Sindicato dos Estivadores completa 118 anos de fundação neste dia 13/09/2021

O Sindicato dos Estivadores de Paranaguá e Pontal do Paraná (Sindestiva) completa nesta segunda-feira (13), 118 anos de fundação. Antes mesmo da inauguração oficial do Porto Dom Pedro II, em 1935, os estivadores já atuavam nas operações portuárias realizadas na cidade, no antigo atracadouro da Rua da Praia, onde hoje é a Praça do Guincho. A entidade é uma das pioneiras no Brasil e abriga atualmente mais de mil associados ativos, representando cerca de 5 mil famílias atendidas.

“O Sindicato desempenha um importante trabalho social, com sua assistência na área de saúde para a família estivadora, e todos os dias no cais, representando e atendendo nossos estivadores. Hoje essa data nos orgulha muito porque estamos à frente de um sindicato forte, construído por muitos que não estão mais aqui, mas que merecem nossa gratidão”, disse o presidente da Entidade, Izaías Vicente da Silva Jr.

A Estiva é maior e mais antiga categoria de Trabalhador Portuário Avulso (TPA) de Paranaguá. Até o início da década de 1990, a atividade profissional de Estivador passava de pai para filho por afinidade e indicação. A partir de então, a integração de novos estivadores ocorre por meio de concurso. O último certame aconteceu há 30 anos, em 1991.

Atualmente, o Sindestiva conta com 07 funcionários em sua sede e outros 26 trabalhando na clínica, onde atuam médicos, enfermeiras, atendentes de dentistas, cirurgiões-dentistas e fisioterapeutas. Também fazem parte do quadro de profissionais do sindicato, zeladoras, motoristas, advogados, contadora e estagiários.

“Estar à frente do Sindestiva é uma responsabilidade muito grande e que levamos com muita seriedade e orgulho. Nossas ações farão parte da história do Sindicato e espero que possamos, juntos com a categoria, levar seu nome adiante e fortalecer ainda mais a representatividade do nosso sindicato”, declarou Izaías Jr.

Estivador é o profissional que trabalha na carga e descarga dos navios, movimentando a mercadoria entre o porão do navio e o convés. Também atua a bordo ou em operações de veículos. São várias as funções que um estivador pode ter a bordo do navio, entre elas, conexo, rechego da carga a granel, como homem da dala, capataz, escotilha, fiscal e no porão operando as máquinas e equipamentos de bordo.

Reconhecimento

Segundo o presidente do Sindicato dos Aposentados e Pensionistas da Estiva de Paranaguá e Pontal do Paraná, José Dogiva, a Estiva é uma referência para Paranaguá, para o Brasil e para o mundo. “O sindicato e a categoria foi se modernizando ao longo do tempo e isso pe importante para mantermos nossos postos de trabalho. Com muito orgulho fiz parte da Estiva por 30 anos e quero deixar uma mensagem para os companheiros que, como eu, deixaram um legado na história da entidade. É necessário que haja o diálogo para que tenhamos a unidade em nosso sindicato”.

O presidente da Federação Nacional dos Estivadores (FNE), José Adilson, avaliou o Sindestiva como uma organização fantástica e que merece muito sucesso.

“Paranaguá e uma categoria histórica e quantos companheiros tombaram ao longo desses anos pra defender os direitos da categoria e manter a Estiva em pé. Paranaguá é um exemplo para o Brasil; os Estivadores de Paranaguá são uma referência para o Brasil. Quero desejar muito sucesso e muita paz e que todos estejamos unidos e prontos para enfrentarmos todos os desafios que teremos pela frente, como mudança da legislação portuária e discussão da reforma sindical e reforma trabalhista. Toda a Estiva do Brasil está com os estivadores de Paranaguá. Desejo muto sucesso para essa organização fantástica que é o Sindestiva de Paranaguá”.

“O Sindestiva é uma entidade que tem uma longa vida e recordo de um importante momento que faz parte da sua história. Eu sou Conferente do Porto e há muitos anos, dentro do Sindicato da Estiva, teve início o trabalho para criação do sindicato dos Conferentes. Além de sermos trabalhadores avulsos, termos essa vinculação também. Desejamos que tenha uma vida longa em defesa dos trabalhadores da Estiva”, declarou o presidente da Federação Nacional dos Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga, Vigias Portuários (FENCCOVIB), Mário Teixeira.

O presidente do Sindicato dos Estivadores de Imbituba (SC), Ivan Vitório, destacou a importância da data para a categoria. “Parabenizo a Estiva e a todos que estão à frente dos seus serviços e compromissos com a Estiva do Brasil. Parabéns, Paranaguá, e um feliz aniversário para os Estivadores, porque essa é uma data dos trabalhadores”.

Saul Airoso da Silva, presidente do Sindicato dos Estivadores de Itajaí (SC), salientou a amizade entre as entidades do Paraná e de Santa Catarina. ” É com muita satisfação que eu tenho esse privilégio de poder prestar uma singela homenagem ao Sindestiva. Quero que Deus abençoe vida de todos os trabalhadores do Porto de Paranaguá, principalmente, dos Estivadores, pelos quais temos uma grande amizade e consideração”.

Homenagens

Para o estivador Carlos de Oliveira do Nascimento, a Estiva representa a segunda casa dos trabalhadores. “É onde sempre me identifico como um trabalhador do sindicato. É uma honra ser Estivador. Parabéns pelos 118 anos de existência da Estiva”, declarou. o Estivador Arione da Cruz Ezidio também destacou a importância da data. “Parabéns para a Estiva que, com mais de cem anos, vem brilhando em nossos corações com muita paz e felicidade e tenho o prazer de dizer carinhosamente parabéns, Estiva”.

O estivador Dirceu Lopes Ferreira falou da importância da Estiva em sua vida. “Apesar de eu não ter nenhum grau de parentesco no sindicato e ser associado, tudo o que eu tenho foi desse sindicato que eu consegui. A Estiva representa a minha vida, como se fosse meus filhos. Daria meu sangue por esse Sindicato, por isso desejo que nosso presidente, junto com nossos diretores, tenham uma gestão maravilhosa, empenhada em prol dos associados”.

Segundo o estivador Claudio Beserra, a Estiva representa “a continuidade do trabalho que nossos companheiros de saudosa lembrança nos deixaram. Isso se chama unidade, respeito e compromisso com o trabalho”.

Para o estivador Deoromar Costa, a Estiva “foi uma benção, uma porta que Deus abriu e de onde tiro meu sustento e o da minha casa. Conheci e fiz grandes amigos; e também considero a Estiva como uma mãe, que acolhe e cuida de seus filhos. De coração eu desejo meus parabéns e muitos anos de existência ao Sindicato da Estiva”.