O Sindicato dos Estivadores de Paranaguá e Pontal do Paraná (Sindestiva) foi  fundado em 13 de setembro de 1903. Antes mesmo da inauguração oficial do Porto Dom Pedro II, em 1935, os estivadores já atuavam nas operações portuárias realizadas na cidade, no antigo atracadouro da Rua da Praia, onde hoje é a Praça do Guincho. A entidade é uma das pioneiras no Brasil e abriga atualmente mais de mil associados ativos, representando cerca de 5 mil famílias atendidas.

O Sindicato desempenha um importante trabalho social, com sua assistência na área de saúde para a família estivadora, e todos os dias no cais, representando e atendendo nossos estivadores. Temos orgulho de estar à frente de um sindicato forte, construído por muitos que não estão mais aqui, mas que merecem nossa gratidão.

A Estiva é a maior e mais antiga categoria de Trabalhador Portuário Avulso (TPA) de Paranaguá. Até o início da década de 1990, a atividade profissional de Estivador passava de pai para filho por afinidade e indicação. A partir de então, a integração de novos estivadores ocorre por meio de concurso. O último certame aconteceu em 1991.

Atualmente, o Sindestiva conta com 48 funcionários em sua sede, ponto de embarque, chácara  e clínica, onde atuam médicos, enfermeiras, atendentes de dentistas, cirurgiões-dentistas e fisioterapeutas. Também fazem parte do quadro de profissionais do sindicato, zeladoras, motoristas, advogados, contadora e estagiários.

Estivador é o profissional que trabalha na carga e descarga dos navios, movimentando a mercadoria entre o porão do navio e o convés. Também atua a bordo ou em operações de veículos. São várias as funções que um estivador pode ter a bordo do navio, entre elas, conexo, rechego da carga a granel, como homem da dala, capataz, escotilha, fiscal e no porão operando as máquinas e equipamentos de bordo.

Reproduzir vídeo