Sindicato dos Estivadores de Paranaguá Assina Renovação do Acordo Coletivo de Trabalho com o TCP

Paranaguá, 01 de agosto de 2024 – O Sindicato dos Estivadores de Paranaguá e o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) celebraram, no início da noite desta quinta-feira (01), a assinatura da renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). O evento foi realizado na sede do TCP e contou com a presença dos diretores do Sindicato dos Estivadores: Simei Moraes, tesoureiro; Rogério dos Santos, diretor junto ao OGMO; Nesias Paulino, secretário; e Arildo Vidal, membro do conselho fiscal.

A assinatura do documento foi realizada pelo presidente da Estiva, João Fernando da Luz, e pelo gerente de RH e qualidade do TCP, Washington Bohn. A solenidade foi prestigiada pelo prefeito Marcelo Roque, que desde o início das negociações apoiou ativamente os estivadores, e pelo secretário de Trabalho e Assuntos Sindicais, Everson Leite de Farias, também estivador.

O novo ACT contempla um reajuste salarial de 32%, dividido em duas parcelas. A primeira parcela de 12% será implementada já em agosto, e a segunda parcela de 20% será aplicada em janeiro de 2025. Além disso, também foi implementado no ACT um gatilho automático de reposição do índice INPC anual, até 2027. Este acordo representa uma conquista significativa para a categoria, refletindo a valorização e o reconhecimento do trabalho dos estivadores no Porto de Paranaguá.

O presidente do sindicato, João Fernando da Luz, destacou a importância do acordo: “Este é um marco para todos nós, estivadores. O reajuste é uma conquista que mostra o quanto nosso trabalho é fundamental para o desenvolvimento do porto e da economia local. Agradeço ao prefeito Marcelo Roque e ao secretário Everson Leite de Farias pelo apoio constante.”

O gerente de RH do TCP, Washington Bohn falou sobre o acordo:
“A negociação ocorreu de forma transparente, sempre respeitando o cronograma e as reuniões entre a companhia e o sindicato. Celebramos o novo acordo trazendo uma proposta que valoriza o trabalho e dedicação dos estivadores, essenciais para o fortalecimento do Porto, da economia de Paranaguá e de todo o comercio exterior de nosso país”.

O prefeito Marcelo Roque, presente na cerimônia, também ressaltou seu compromisso com a categoria: “Desde o início, estivemos ao lado dos estivadores, entendendo a importância de suas reivindicações. Este acordo é fruto de um esforço conjunto e representa um avanço significativo para todos.”

O novo ACT é um passo importante para a melhoria das condições de trabalho e remuneração dos estivadores, contribuindo para o fortalecimento da classe e a continuidade do crescimento do Porto de Paranaguá.