Sindestiva comemora o Dia do Estivador

A segunda-feira começou de um modo especial para os estivadores que trabalham no Porto de Paranaguá. Um café da manhã, oferecido pelo Sindicato da categoria, marcou a comemoração do Dia do Estivador, celebrado hoje (18).

“Hoje nosso propósito é exaltar o trabalhador e a sua importância para o porto e para a cidade de Paranaguá. Somos uma categoria formada por profissionais de alta qualidade e que contribuem, e muito, para os recordes batidos pelo porto e para o crescimento do município. Hoje é dia de prestar essa homenagem, mas também lembrar que os estivadores, assim como os demais trabalhadores da orla portuária, merecem respeito, a segurança de ter seus direitos garantidos e a sua dignidade preservada”, declarou o presidente do Sindicato dos Estivadores de Paranaguá e Pontal do Paraná, Izaías Vicente da Silva Jr.

A Estiva é maior e mais antiga categoria de Trabalhador Portuário Avulso (TPA) de Paranaguá. Antes mesmo da inauguração oficial do Porto Dom Pedro II, em 1935, os estivadores já atuavam nas operações portuárias realizadas na cidade, no antigo atracadouro da Rua da Praia, onde hoje é a Praça do Guincho. O sindicato que representa a categoria é uma das entidades pioneiras no Brasil e abriga atualmente mais de mil associados ativos, representando cerca de 5 mil famílias atendidas.

Até o início da década de 1990, a atividade profissional de Estivador passava de pai para filho por afinidade e indicação. A partir de então, a integração de novos estivadores ocorre por meio de concurso. O último certame aconteceu há 30 anos, em 1991.